MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Simpósio Engenharia de Materiais 2018
CEFET-MG

PERFIL DO PROFISSIONAL

Última modificação: Quinta-feira, 19 de julho de 2018


Matemática, Física e Química são as principais áreas de conhecimento necessárias para a capacitação do engenheiro de materiais, que poderá atuar no desenvolvimento de estudos, ensaios e avaliações de desempenho dos materiais para minimizar os custos e garantir maior qualidade ao produto final, assim como lidar com estudos de viabilidade técnico-econômica, de reciclagem e de controle de qualidade dos materiais. Ele também poderá atuar na gestão e supervisão técnica de projetos e processos de produção, e em todo o processo produtivo, desde a seleção da matéria-prima e definição dos métodos de produção até o emprego dos materiais.

Os Campos de Atuação

O estudante de Engenharia de Materiais deve gostar de atuar no campo da pesquisa de novos materiais, como também no estudo de novas alternativas de aplicação dos materiais já conhecidos, e, ainda, na supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, perícia e pareceres técnicos. Ele pode também atuar no ensino, pesquisa, ensaio, padronização e controle de qualidade e nas atividades referentes ao processamento de materiais para a indústria.

Interesse nos aspectos humanísticos, liderança, motivação, trabalho em equipe e administração de conflitos são algumas das habilidades que este profissional deve desenvolver. Ele também deve estar em sintonia com aspectos econômicos vigentes, noções de direito tributário e do trabalho, de comércio, de administração, de ecologia e de legislação ambiental, para ser capaz de enfrentar os vários desafios tecnológicos e as mudanças estruturais nas relações e nas funções econômicas e sociais, assim como nas relações de trabalho, causadas pela velocidade crescente com que as novas tecnologias são introduzidas em nosso cotidiano.