MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
Simpósio Engenharia de Materiais 2018
CEFET-MG

A ENGENHARIA DE MATERIAIS

Última modificação: Segunda-feira, 13 de agosto de 2018


O uso de materiais faz parte da história humana desde os seus primórdios. No início, usávamos materiais naturais, como madeira, pedras, peles e ossos. Com o tempo, descobriu-se que novos materiais poderiam ser formados a partir de técnicas que os faziam superiores aos materiais naturais, tais como através de tratamentos térmicos ou adição de outras substâncias. Historicamente, o desenvolvimento de materiais caracterizou as eras das civilizações, como a Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro.

No Brasil

Na América Latina, o primeiro curso de graduação em Engenharia de Materiais foi fundado em 1970 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. Atualmente, há mais de 40 cursos de graduação em Engenharia de Materiais no país. O curso de graduação em Engenharia de Materiais do CEFET-MG, implantado em 2008, foi o primeiro curso na área específica de materiais em instituições federais de ensino superior no estado de Minas Gerais. Sua criação se deve ao crescimento, sobretudo nesse estado, dos segmentos de mineração e siderurgia e das indústrias que processam ou fazem uso dos materiais deles derivados.

As Várias Ênfases da Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais possui diferentes ênfases: Materiais Cerâmicos, Metálicos, Poliméricos, Biomateriais e Compósitos, possibilitando ao bacharel em Engenharia de Materiais atuar numa das áreas de ponta da indústria, que é a pesquisa de novos materiais, bem como no estudo de novas alternativas de aplicação dos materiais já conhecidos, buscando o aperfeiçoamento de suas propriedades e criando combinações que resultam em produtos inéditos.

Capacitando os alunos para dominar diversas técnicas de processamento, caracterização, seleção e avaliação de desempenho dos materiais empregados em todos os ramos da Engenharia, o curso foi programado para possibilitar o trabalho com aços e ligas especiais, biomateriais, cerâmicas eletrônicas, cerâmicas refratárias, compósitos, fibras óticas, ligas refratárias, materiais de construção, materiais nucleares, materiais recicláveis, metais estruturais, plásticos de engenharia, polímeros em geral, semicondutores, supercondutores, vidros.

O aluno de Engenheira de Materiais do CEFET-MG adquire sólida base de conhecimentos científicos e é habilitado a atuar na gestão e supervisão técnica de projetos e processos de produção, e no desenvolvimento de novos materiais, cuidando de todo o processo produtivo, desde a seleção da matéria-prima e definição dos métodos de produção até o emprego dos materiais. Compete ao bacharel em Engenharia de Materiais a supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, perícia e pareceres técnicos; o ensino, pesquisa, ensaio, padronização e controle de qualidade; e atividades referentes ao processamento de materiais para a indústria.